Dedetização

O que é dedetização?

É basicamente a pulverização de produtos químicos (barreiras químicas)  no ambiente a ser tratado para proporcionar um ambiente protegido de insetos transmissores de doenças como baratas,  formigas e outros insetos que causam prejuízos à saúde e econômicos.

     Por volta de 1940 um composto químico organoclorado chamado pela sigla DDT que significa Dicloro-Difenil-Tricloroetano foi o primeiro pesticida moderno utilizado em larga escala durante e após a Segunda Guerra Mundial para combater mosquitos transmissores de doenças como malária e dengue.

     Por conta da sigla DDT o controle de pragas baseado apenas nesse composto químico foi chamado de DEDETIZAÇÃO, pois não havia muitos produtos para esse tipo de serviço e nem técnicas alternativas o que tornou o DDT o principal produto para combater insetos transmissores de doenças e danosos a plantações e estoques de produtos alimentícios.

     Porém, por um lado o DDT era muito barato e eficiente no combate aos insetos, por outro lado o produto não se decompõe no ambiente por cerca de 20 anos, não é solúvel em água e possui afinidade com gorduras, o que torna o produto muito perigoso para todos os animais inclusive o ser humano.

    Em 1962 a bióloga Rachel Carson, demonstrou em seu livro ”Silent Spring”, ou seja, “Primavera Silenciosa” , que o DDT causa câncer em seres humanos e afeta a vida animal como um todo. Em 1980 começou no Brasil a proibição de produtos organoclorados, mas somente em 2009 o DDT teve sua fabricação, importação, exportação, manutenção em estoque, comercialização e uso proibidos pela Lei nº. 11.936.

   Atualmente a indústria química  utiliza alta tecnologia em seus produtos que já são específicos para o meio urbano reduzindo os riscos a saúde das pessoas e dos animais, portando,  é importante substituir o nome DEDETIZAÇÃO que está associado a este composto danoso pelo termo DESINSETIZAÇÃO ou Controle de Pragas, pois, este controle hoje em dia vai muito além do controle químico.

cillum dolore eu fugiat nulla pariatur excepteur

Cenário Epidemiológico da Leptospirose

Casos estimados no mundo
Casos no Nordeste
Casos na bahia
Casos no Brasil