Desratização

O que é desratização?

E Controle Integrado de ratos, estes animais podem transmitir doenças através de mordidas, fezes, urina, na transmissão de  parasitas. As doenças mais comuns transmitidas pelos ratos são: Leptospirose, Peste Bubônica, Hantavirose, Tifo Murino, Febre da Mordida do Rato, Salmonelose, Sarnas, Micoses, Dermatites, entre outras.

ESTATÍSTICAS DE DOENÇAS QUE PODEM SER TRANSMITIDAS POR RATOS

A leptospirose é uma doença bacteriana potencialmente fatal e pode ser diagnosticada erroneamente como dengue, chikungunya e outras doenças, deve-se atentar para realizar diagnósticos diferenciados destas doenças, pois a demora no diagnóstico e no tratamento pode levar a óbito. 

No Brasil, no período de 2009 a 2019, foram confirmados 41.602 casos de leptospirose, ocorreram 3.583 óbitos e a letalidade foi de 8,6%, com incidência acumulada de 19,8 por 100 mil habitantes no país, o estado de São Paulo confirmou o maior número de casos confirmados ( 8.054)

COMO PREVINIR?

Controle de roedores: acondicionamento e destino adequado do lixo e o armazenamento apropriado de alimentos, desinfecção de caixas d’água e sua completa vedação são medidas preventivas que devem ser tomadas periodicamente. As medidas de desratização consistem na eliminação direta dos roedores através do uso de raticidas e devem ser realizadas por equipes técnicas devidamente capacitadas como a equipe da SIMBIO AMBIENTAL

Fonte: Boletim Epidemiológico da Leptospirose no Estado da Bahia/ 202

Cenário Epidemiológico da Leptospirose

Casos estimados no mundo
Casos no Nordeste
Casos na bahia
Casos no Brasil